top of page

O Atelier é comprometido, especialmente, com projetos de arquitetura voltados para educação. Este enfoque surgiu ao longo de experiências profissionais em colaboração na Espanha e a partir de nossa formação acadêmica. Investigamos as intersecções entre projeto de arquitetura e aprendizagem ao longo da história da arquitetura internacional e brasileira e nas teorias de ensino contemporâneas da Harvard Graduate School of Education sobre a escola de 2030.

The Atelier is committed, especially, to architectural projects aimed at education. This approach emerged through collaborative professional experiences in Spain and from our academic background. We investigated the intersections between architecture design and learning throughout the history of international and Brazilian architecture and in the contemporary teaching theories of the Harvard Graduate School of Education about the school of 2030.

Histórico de projetos educacionais:

Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (EDUCAP)

Complexo do Alemão, Rio de Janeiro. 2013 - 2016.

 

Projeto de expansão e captação de recursos.

Projeto “Mulheres em Movimento”, apresentado a ONU Mulheres em 2016.

Membro do conselho da organização não-governamental dirigida por Lúcia Cabral, com Cléo Lima, Rogéria Nunes e Felipe Fernandes durante 2016.

Expansion project and fundraising.

Project “Mulheres em Movimento”, presented in UN Women in 2016.

Board member of the non-governmental organization headed by Lucia Cabral with Cleo Lima, Rogéria Nunes and Felipe Fernandes during 2016.

Sitiê Parque Ecológico 

Favela do Vidigal, Rio de Janeiro. 2013.

 

Projeto conceito para uma rede aberta de espaços educativos em área de reserva natural.

Coordenação de projeto colaborativo com membros da gestão do Parque, arquitetos do escritório de Bel Lobo, Caroline Shannon e Tetsuya Maruyama. Organizado por Pedro Henrique de Cristo. 

Posteriormente desenvolvido e apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2016.

Concept design for an open organization of educational spaces in a nature reserve area.

Coordination of collaborative project with Park management members, architects from Bel Lobo's office, Caroline Shannon and Tetsuya Maruyama. Organized by Pedro Henrique de Cristo.

Later developed and presented at the 2016 Venice Architecture Biennale.

Kindergarden Virolet

Mario Corea Arquitectura. Badalona, Espanha. 2009.

Membro da equipe de projeto. Design team member. 

Jardim de Infância Virolet (Kindergarden Virolet) Corea & Moran Arquitectura. Foto de Pepo Segura.

 

Infraestructura Educativa en Latinoamerica

Lima, Peru. 2013.

 

Publicação: Planes, Programas y Normas en Chile, México, Colombia y Brasil. Informe en el marco de colaboración estratégica entre el Banco Mundial y el Ministerio de Educación de Perú.

Coordenação: Oscar Malaspina Quevedo. Equipe de colaboradores: Daniela Beraún Colonna-Preti, Julian Restrepo Molina, Luis Alfonso Orbegoso Portocarreo, Marina Correia, Rosa Aguirre and Tomas Folch.

Publication: Planes, Programas y Normas en Chile, México, Colombia y Brasil. Informe en el marco de colaboración estratégica entre el Banco Mundial y el Ministerio de Educación de Perú.

Coordination: Oscar Malaspina Quevedo. Collaborators Team: Daniela Beraún Colonna-Preti, Julian Restrepo Molina, Luis Alfonso Orbegoso Portocarreo, Marina Correia, Rosa Aguirre and Tomas Folch.

Territorial Reclaim: Clearing Strategies in Rio de Janeiro

Education and Infrastructure in the Context of Pacification 

Tese de Mestrado em Arquitetura, Marina Correia. Harvard Graduate School of Design. Orientador Hashim Sarkis. 2013.

Master Thesis in Architecture, Marina Correia. Harvard Graduate School of Design. Advisor Hashim Sarkis. 2013.

Brazil Early Childhood Collective

Harvard University, 2012.

Co-fundação de grupo interdisciplinar de pesquisa. 

Conferência The School Building as Type and the Construction of Place, David Rockefeller Center for Latin American Studies, 2012.

 

Co-foundation of an interdisciplinary research group. 

Conference The School Building as Type and the Construction of Place, David Rockefeller Center for Latin American Studies, 2012.

Escola de 2030

The School of the Year 2030: Ateliê de projeto de arquitetura e concepção de teorias de aprendizagem, Harvard Education School + Graduate School of Design. Prof. Hashim Sarkis and Erkin Ozay. 2012.

The School of 2030 in Rio de Janeiro: Ateliê de projeto de arquitetura, Harvard Graduate School of Design. Prof. Jorge Silvetti. 2012. 

Tipologia escolar para o Governo de Santa Fé, Argentina. Mario Corea Arquitectura.

Tipologia Escolar para o Governo de Santa Fé

Mario Corea Arquitectura. Barcelona e Rosário, 2009.

Membro da equipe de projeto preliminar.

Concept design team member. 

CEIP Figueres, Manresa, Maçanet y Tarragona

Barbera Arquitectes. Barcelona, 2009.

Concurso Nacional para escolas primárias e secundárias na Espanha.

Membro da equipe de projeto.

National Competition for primary and secondary schools in Spain.
Design team member.

Edifici K - Campus Diagonal Besos, Universidade Politécnica da Catalunya. 

Estudi Borrell. Barcelona, 2009. 

Concurso Aberto. Membro da equipe de projeto.

Open Competition. Design team member.

Escola Erquícia, Rosario, Argentina.

Mario Corea Arquitectura. Barcelona, 2009.

Membro da equipe de projeto preliminar.

Concept design team member. 

07_GSD tese.png
bottom of page